Alerta a população para índice de Infestação Predial da Dengue

quiintal_limpo

Araputanga está entre os 07 municípios de Mato Grosso que estão com índice de Infestação Predial conforme dados do Boletim Epidemiológico da Dengue, Chikungunya e Zika do Estado, elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), referente à semana 27/2015.

De acordo com os dados divulgados, o índice entre 1 a 3,9%, significa situação de grande vulnerabilidade e risco para desenvolvimento de surtos e epidemias para tais doenças. Araputanga teve o índice de infestação predial em 1.98%.

Na semana epidemiológica 30, que teve início em 26/07/15 e término em 01/08/2015, foram vistoriados 532 imóveis, sendo que destes, 16 imóveis haviam depósitos positivos para larva do mosquito Aedes aegypti, dando um índice de infestação predial de 3.00%, assim, o município de Araputanga mantém-se em alerta.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta aos moradores e pede a contribuição da população para ajudar no combate à dengue. Primeiramente recebendo os Agentes de Endemia, que muitas vezes tem resistência dos moradores para vistoriar as residências, e em segundo, na eliminação dos criadouros, pois a prevenção é a única arma contra a doença.

Destaca a importância de se evitar a dengue, combatendo os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é necessário não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

deng_infest     Escrito por: Assessoria Foto: Reprodução